Dicas Importantes, na hora de financiar um imóvel...
- João Lucas Andrade
- 10 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Ter a casa própria é um sonho compartilhado por milhões de pessoas em nosso país. Não é verdade?!
Se você esta lendo esta postagem e já adquiriu sua casa própria; creio que neste momento deve estar passando um filme em sua mente, lhe fazendo recordar das dificuldades que enfrentou até possuir as chaves da sua casa em mãos.
E como mais de 90% dos imoveis adquiridos hoje, são através de financiamento, vou dar para você 03 dicas importantes na hora de financiar...
1º - Qual o Criterio para financiar uma casa?
Como todo financiamento, empréstimo ou analise de credito. É fundamental estar com o "nome limpo". Pois este é o primeiro critério de toda instituição financeira. Curiosidade: Caso queira saber a situação do seu nome, você pode acessar o site do SERASA CONSUMIDOR e consultar seu nome de forma gratuita.
2º - Meu SCORE é baixo. E agora?
Não se baseie em seu SCORE na hora de financiar um imovel. Diferentemente de um financiamento de carro (que é levado em consideração o SCORE) no financiamento imobiliário não é o principal criterio. As instituições financeiras, levam mais em consideração o seu endividamento, do que propriamente o seu SCORE.
Vale ressaltar que se você limpou recentemente seu nome, pode interferir na hora de sua analise de credito. Porem já vi vários casos de pessoas que limparam seu nome e em seguida financiaram um imóvel, e foram bem sucedidas.
3º - Por qual banco devo financiar?
Hoje o banco que domina de forma esmagadora financiamento habitacional é a Caixa Econômica Federal (CEF).
Por ser um banco publico, a CEF consegue utilizar recursos do FGTS para financiar através do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) do governo federal. Oferecendo assim uma serie de fatores, favoráveis ao comprador, tais como:
Menores taxas de Juros; Enquanto o financiamento convencional tem taxas de juros próximas a 9% ao ano (as vezes até passa de 9%) o MCMV tem taxas a partir de 4.5% a.a.
Subsidio; Nada mais é do que um desconto dado pelo governo federal no valor de entrada. Este desconto varia de acordo com o município de aquisição do imóvel, renda do comprador e se possui ou não dependentes.
Mais preste atenção!
Fora do programa MCMV, não há (ao meu ver) muita vantagem em financiar pela Caixa.
Outros bancos como, Bradesco, Santander e Itaú; estão oferecendo melhores taxas de juros e percentuais de financiamento do que a Caixa.
E tambem,não podemos esquecer do Banco do Brasil (embora a maioria das pessoas esqueça, kkk).
O BB também financia pelo MCMV, porem com a possibilidade de até 90% de financiamento (enquanto a CEF só financia 80%).
E é uma excelente opção para financiamento de imoveis usados, pois não há muitas diferenças de prazo e percentual de financiamento, em relação a imoveis novos.
Bom, acompanhe nossas próximas postagens com dicas importantes sobre este assunto. Uma ótima semana! E me procure quando for comprar seu imóvel...
Comments